Fones de ouvido, telas touch screen e imagens históricas de uma das maiores cantoras que o Brasil já conheceu. A mostra multimídia itinerante que teve início em São Paulo no dia 14 de abril e que já foi vista por mais de 30 mil pessoas chegou a Porto Alegre, no ano em que se completam três décadas que a maior voz da Música Popular Brasileira calou-se. O projeto “Viva Elis” conta a história da cantora gaúcha Elis Regina, apresentando um acervo com cerca de 200 fotos, áudios, jornais, revistas, pôsteres e figurinos que fizeram parte da história da “pimentinha”.
Nascida em 17 de março de 1945, Elis Regina iniciou sua carreira aos onze anos de idade, em um programa infantil da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1960, com apenas 15 anos, foi contratada pela Rádio Gaúcha e um ano depois gravou no Rio de Janeiro o seu primeiro disco, “Viva a Brotolândia”. Com uma carreira de rápida ascensão, tornou-se a voz mais famosa e aclamada do Brasil, mesclando estilos musicais como MPB, Jazz e Rock. Ao longo de sua trajetória, lançou 27 discos, 14 compactos simples e 6 duplos, e todos encontram-se digitalizados e disponíveis para serem ouvidos pelo público que visita a mostra na Usina do Gasômetro.
A exposição coloca o visitante em uma máquina do tempo, contando todos os passos da carreira de sucesso da cantora, desde o nascimento até a sua trágica e precoce morte, em 1982. Alguns dos figurinos mais famosos que Elis usou durante sua carreira são apresentados, retratando as maiores performances da cantora. Mais de 24 horas de vídeos com as suas participações em programas de televisão e shows também fazem parte do conteúdo interativo da mostra.
Desde o início da carreira, Elis mostrava sua personalidade forte com suas frases e opiniões polêmicas, e elas também ganham destaque na galeria de imagens, sons e cores que está exposta no saguão do Gasômetro. A apresentação desses fragmentos dos pensamentos da cantora são essenciais para construir o imaginário dos visitantes da exposição, tanto para quem conhece quanto para quem deseja conhecer a obra de um dos maiores ícones da música nacional.
A mostra fica no Gasômetro até o próximo domingo, dia 08 de julho, então ainda dá tempo de conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário